Aerial Screw - Parafuso Aéreo



O "Parafuso Aéreo" é um dispositivo que, quando accionado, levanta voo. Com a sua atenção focada no voo humano, Leonardo dedicou grande parte do seu tempo explorando as capacidades de potencial dinâmico do corpo humano assim como as caracteristicas físicas do ar.



Leonardo, através dos seus estudos, chegou à conclusão que, ao contrário da água, o ar poderia ser comprimido se lhe fosse cedida energia suficiente. O parafuso Aéreo foi, então, desenvolvido a partir do raciocínio de que, se o ar pode ser comprimido, tem de ter densidade. Baseado nesta teoria, Leonardo deduziu que um dispositivo em forma de parafuso, girando a altas velocidades, poderia levantar-se a si próprio e voar. O dispositivo iria penetrar na densidade do fluido (ar) tal como um parafuso penetra noutros materiais. No entanto, a possibilidade de atingir este movimento estava dependente do alcance de uma grande velocidade de rotação por parte da hélice.

Nesse momento, Leonardo deparou-se com outro problema: como iria ele obter a força adequada para fazer mover a hélice? Apesar de Leonardo nao ser claro nos seus estudos, supõe-se que esta força provinha do trabalho humano ou então de uma linha que rapidamente se desenrolasse, fazendo o efeito de um peão.