Armoured Car - Tanque de combate

Tanto a quadriga de combate com foices rotativas como o tanque de combate são exemplos de invençoes com origens clássicas. A atitude de Leonardo Da Vinci e dos artistas do renascimento perante estas invenções nao era apenas de admiraçao e imitaçao, mas também a ambiçao de as poder melhorar.






A ideia de um tanque de combate com uma carapaça semelhante à de uma tartaruga era conhecida desde a idade média e desde modo, Leonardo aproveitou este conceito, estudando-o ao ponto de o modificar ao seu próprio estilo.



O tanque de Leonardo Da Vinci era composto por uma série de canhões montados em toda a sua circuferência e funcionava através da activação de roldanas e rodas dentadas que eram movidas a partir da força humana ou animal.






O processo de funcionamento deste era bastante simples: operadores giravam a roldana principal o que fazia com que as rodas se movessem, e assim a estrutura seguiria o seu caminho sem qualquer problema presumindo que o terreno era perfeitamente plano. A maior dificuldade encontrada seria iniciar a marcha da máquina pois a pouca quantidade de energia disponível e a disproporçao entre o seu peso e a sua estrutura eram incrivéis. Para sinalizar as manobras e operar a artilharia eram necessários escadotes para chegar à consola superior do tanque pois este era demasiado alto.