Mensagem do Grupo Da Vinci

Considerações Iniciais

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, nós, alunos do 12º ano de escolaridade da Escola Secundária de Raul Proença, decidimos abordar a temática da Engenharia e Mecânica de Leonardo Da Vinci. Ao desenvolvermos este projecto, temos como principal objectivo transpor para a realidade algumas das invenções que Da Vinci idealizou há cerca de 5 séculos atrás e essencialmente, estudar a obra científica deixada por um dos maiores génios da humanidade.

A obra de Da Vinci nas áreas da engenharia e da mecânica é considerada como uma relíquia no meio científico e, como tal, constitui uma preciosa ajuda para as nossas futuras carreiras profissionais estudar os seus trabalhos, visto que todos nós pretendemos seguir algo relacionado com engenharia.

____


O nosso Projecto em 10 palavras

Original – apesar de alguns engenheiros já terem feito o que nós nos propomos a fazer, a nível escolar e para a disciplina de área projecto este é certamente um projecto raro, se não mesmo inédito.

Complexo – este trabalho tem variadas componentes que vão desde a construção de maquetes em madeira até a elaboração e manutenção de um site, o que esperamos que o torne o mais completo possível, sendo portanto, complexo.

Interessante – isto é obviamente subjectivo, mas acreditamos que este trabalho tem bastante interesse na medida em que dá a oportunidade de se conhecer a fascinante vida e obra de Da Vinci, de uma forma tanto teórica como prática.

Engenhoso – este trabalho requer habilidades que um aluno médio de 12º ano ainda não possui, como tal, vai ser necessário bastante engenho por parte de todos os elementos do grupo para concretizar todos os objectivos que temos em mente.

Trabalhoso – este é um trabalho com diversas vertentes, cada uma das quais necessitando de muito tempo e dedicação para a sua concretização. Desta forma, achamos indiscutível que este projecto seja, de facto, trabalhoso.

Informativo – O nosso projecto coloca grande ênfase na vertente informativa. Um dos nossos grandes objectivos é acabar o ano lectivo com todos os nossos colegas, tanto a nível da turma como da escola, e, se possível, ainda mais, a conhecer o máximo possível sobre a vida e Obra de Leonardo Da Vinci.

Experimental – os elementos do nosso grupo possuem pouca ou nenhuma experiência neste tipo de projecto (construção de réplicas), logo, a vertente prática deste trabalho vai ser muito baseada no método de tentativa e erro.

Interpretativo – este trabalho requer uma boa capacidade de interpretação, já que depende muito de uma correcta análise dos esboços de Leonardo Da Vinci para que a replicação das suas criações seja feita correctamente.

Ambicioso – esta característica é consequência de outras já referidas, tais como a complexidade do projecto, pois ao querermos levar a cabo toda esta panóplia de vertentes, com boa qualidade, estamos certamente a ser ambiciosos.

Rigoroso – Por um lado, é necessário rigor na execução deste projecto, na medida em que o bom funcionamento das réplicas que pretendemos construir depende de uma execução pormenorizada e cuidada das mesmas. Por outro lado, é imperativo o completo respeito pela calendarização das tarefas, já que o tempo para a elaboração deste projecto é limitado e teremos datas marcadas para a finalização de cada fase deste.

____


Síntese

O projecto “Engenharia e Mecânica de Leonardo Da Vinci” visa abordar a vasta obra científica deixada por Leonardo Da Vinci. Este é reconhecido mundialmente pela sua extraordinária capacidade de visionar e de relacionar fenómenos físicos, aplicando-os em diversos mecanismos utilizados em áreas da engenharia. São esses mecanismos que, devido á sua genialidade, pretendemos estudar e replicar.

No decorrer do projecto vamos estudar e expor o porquê de Da Vinci ser uma referência para grande parte dos engenheiros e físicos e a razão pela qual este é reconhecido como precursor da engenharia. Para isso, o nosso projecto terá diversas vertentes, numa das quais demonstraremos de forma prática o modo como alguns dos projectos de Da Vinci podem ser aplicados, através da recriação de algumas das suas invenções à escala (réplicas).

Para além disso, vamos ainda tentar, expondo a complexidade das suas invenções, ilustrar o quão extraordinário é o facto de Da Vinci ter conseguido pensar em tais sistemas e mecanismos durante o século XV e XVI, época em que tais ideias foram absolutamente inéditas, para que os nossos colegas percebam que este foi, de facto, um homem excepcional e muito à frente do seu tempo.

Deste modo, pretendemos abordar o tema de forma divertida, estimulante e o mais interessante possível para todos nós e, ao mesmo tempo, transmitir todo o conhecimento que adquirirmos ao longo do projecto de forma completa e eficaz.

____



Objectivos


Durante a concretização deste projecto, ao longo de todo o ano lectivo, temos vários objectivos que pretendemos cumprir da melhor forma possível. Estes são:

1. Homenagear a vida e obra de Da Vinci:
Devido aos seus variados e valorosos feitos, Da Vinci merece que o seu legado seja honrado e homenageado. Este é, portanto, o primeiro dos nossos objectivos.

2. Aprofundar os nossos conhecimentos nas áreas da Mecânica e da Engenharia, assim como estudar os mecanismos por detrás das invenções provenientes do génio de Da Vinci:
O nosso trabalho é, maioritariamente, baseado no objectivo de melhor conhecer e compreender os conceitos produzidos por Da Vinci na área da engenharia e da mecânica, algo que é do nosso interesse devido à sua utilidade, por exemplo, a nível das nossas possíveis futuras carreiras.

3. Divulgar publicamente a vida e Obra de Da Vinci:
Depois de compreendermos o trabalho de Da Vinci, torna-se extremamente importante divulgar o que aprendemos, sendo que a própria orientação deste projecto passará a ser a de tornar esses conhecimentos acessíveis a todos.

4. Despertar o interesse dos nossos colegas e professores quanto ao trabalho desenvolvido por Da Vinci na área das engenharias:
Na nossa opinião este tema tem um grande interesse a nível intelectual, como ao nível de cultura geral, e gostaríamos de despertar semelhante interesse nas pessoas que nos rodeiam.

5. Demonstrar a exequibilidade das ideias e conceitos formulados por Leonardo Da Vinci:
Apesar dos seus diversificados projectos e das suas variadas ideias, Da Vinci somente concretizou um número muito baixo dos mesmos, de maneira que decidimos que demonstrar que os seus projectos podem realmente passar da teoria para a prática seria um dos grandes objectivos deste projecto.

6. Obter, no final, um projecto representativo de tudo aquilo que Da Vinci significa para as áreas em estudo:
Este é o nosso verdadeiro desafio, o nosso verdadeiro objectivo; falhar neste último objectivo significa falhar no nosso projecto. Se de facto conseguirmos cumprir com este objectivo, tivemos sucesso numa boa exploração do tema e numa boa elaboração do projecto.

____


Tipo de produto(s) a realizar:

De seguida, listamos os tipos de produtos que estamos a planear elaborar, durante o ano lectivo, à medida que avançamos no nosso projecto:

• Réplicas de algumas das mais famosas invenções de Da Vinci – sendo o primeiro dos seus projectos a ser replicado a sua “trebuchet” - temos o objectivo de a ter finalizado a tempo de a apresentar em Fevereiro, durante a semana Raúl Proença;

• Uma componente escrita sobre tema, o mais completa e coerente possível, na qual iremos estudar os mecanismos e invenções de Da Vinci, a partir dos seus esboços originais ou a partir de planos pormenorizados, realizados por profissionais, baseados nos primeiros. Iremos abordar diversos tópicos de interesse como o seu nível de originalidade, as suas possíveis utilidades e aplicações e os seus possíveis defeitos, por exemplo.

• Um site (este blog), que exponha o processo de desenvolvimento das réplicas e que contenha todo o suporte escrito do nosso projecto, de forma que este possa ser consultado por todos os que tenham interesse no tema;

• Curtos vídeos, em forma de documentário, e uma galeria, sobre a elaboração de cada uma das réplicas que realizarmos. Mais tarde, estes vídeos vão ser revelados nas apresentações finais do nosso projecto e também no site que o nosso grupo vai criar, para que possam ser consultados por todas as pessoas que tenham interesse em visualizá-los;

• Estudo a nível escolar sobre os conhecimentos dos alunos quanto à vida e obra de Da Vinci. Para esta vertente do nosso projecto vamos elaborar uma série de inquéritos que irão interrogar os alunos quanto à vida e Obra de Leonardo Da Vinci, assim como quanto ao seu interesse nessa matéria. Neste momento os resultados do primeiros inquéritos estão a ser analisados e está a ser planeada a realização de pelo menso mais um inquérito.

• Duas apresentações – pretendemos apresentar o resultado do projecto em duas fases: primeiro, uma apresentação mais curta durante a semana Raúl Proença (penúltima semana de Fevereiro), e outra, mais completa, após a concretização do projecto. Esta última será a apresentação final do nosso projecto, e representará a conclusão deste.